A identidade Visual

quinta-feira, 31 de março de 2011 4 comentários
A identidade Visual, é um tema bastante discutido hoje, e mesmo assim ainda temos  péssimos exemplos dentro da comunicação.
Para que haja um entendimento maior sobre o assunto ai vai uma definição:
Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjunto de cores.”
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_visual)
Eu quis falar sobre esse assunto pois, estava eu descendo uma Rua de Santo André, rua essa bastante conhecida, aqui no ABC Paulista, e olhando os anúncios, embalado em uma conversa com 2 amigos exatamente sobre a identidade visual das lojas, eu pude perceber que tem pessoas que não tem noção de quanto esse diferencial interfere ou não nas suas vendas, digo esse ou não, simplesmente pelo fato de mesmo as lojas estando com fachadas horríveis, ainda entram clientes.  Imagine então se tivesse uma fachada limpa, bonita, simples. Eles acabam enfeitando tanto que além de não ter uma identidade visual, acaba virando uma poluição visual.
Vejam os exemplos:

Rua: Coronel Oliveira Lima, Santo André


Rua: Coronel Oliveira Lima, Santo André



Rua: Coronel Oliveira Lima, Santo André
 Isso não é uma critica as fachadas, e sim as fachadas Poluídas, sem regra nenhuma de cor, espaço, tamanho. Acho que em uma rua como essa, as fachadas tinham que ter medidas, regras para que tornar-se uma rua bonita, para que as lojas fossem mais bem vistas, e que não fosse essa poluição visual que é!
Acredito muito nas ferramentas da Publicidade e sei que se fosse reformulada a identidade visual dessa rua ela com certeza traria mais clientes, e seria muito mais conhecida do que já é!

Por: Diego Silva

4 comentários:

  • José Alessandro disse...

    Por este motivo, existe uma lei municipal de São Paulo, para limpar esta poluição visual e valorizar o imovel, padronizando e colocando regras sobre a comunicação visual e de suas fachadas.
    Seria muito bom se a prefeitura de Santo André aplicasse essa lei, assim poderiamos passear pelo calçadão, admirando as vitrines mais criativas e mais elaboradas para chamar atenção dos clientes.
    Hoje o que chama a atenção é preço!!!
    segue link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=14184

  • Diego disse...

    Então josé, o grande problema ao meu ver, é que em são paulo a lei foi muito alem do que poderia, proibiu tudo na verdade, impedindo e limitando um pouco a criatividade, eu acho que era só ter algum orgão que desse alguma orientação para que tudo o que hoje é poluição visual, vira-se comunicação visual!... acho que seria bem mais pratico!

  • Agência Go Up disse...

    No municío de S.C.S, também existe essa lei, e lá não é somente aplicado em "enfeites" nas lojas, mas em muros também, e não adianta fazer algo bonito e bem feito. Dependendo no lugar e do público, o que prevalece mesmo é o preço - assim como já citaram acima. (Val)

  • José Alessandro disse...

    Diego, infelizmente vivemos num país de corrupção e mentiras, se fosse criado algum tipo de fiscalização para comunicação visual, ele se corromperia.
    Existe um profissional que é chamado de Visual Merchanding, onde esta pessoa, é responsavel pela comunicação visual da empresa/loja, embelezando e organizando o PDV/Vitrine, para simplismente chamar a atenção dos clientes.

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