Japão: Osamu Tezuka

quinta-feira, 25 de agosto de 2011 0 comentários
Falar da arte do mangá é um assunto muito complexo e comprido, mas vale ressaltar grandes mestres e grandes obras desse estilo tão diferente, mas ao mesmo tempo tão comum hoje em dia.
Para muitos o mangá é considerado mais um estilo de desenho, e japones, para se diferenciar dos demais, sem ao menos ter conhecimento de grandes mangakas, como o pai do mangá moderno, Osamu Tezuka.
O estilo de Osamu influênciou muito os mangás modernos, pelas expressões, histórias e por sua arte notavelmente inspiradas nos desenhos de Walt Disney, não o confunda com o inventor do mangá, mas foi ele quem popularizou o estilo e revolucionou o mundo das histórias em quadrinhos no Japão. 
Suas obras mais famosas serviram de grandes influências para outras grandes obras, como Astro boy serviu de inspiração para Megaman da Capcom, Kimba: o leão branco para o Rei Leão, entre outros como A Princesa e o Cavaleiro, Black Jack e Buddha. Lembrando que Osamu Tezuka também serviu de grande inspiração para Maurício de Souza. Em uma entrevista para a Henshin em 2002, Maurício diz que foi ao Japão e teve contato com grandes artistas, um deles foi Osamu, que combinaram de criar um filme com os personagens da Turma da Mônica juntos com os personagens de Astro Boy e A princesa e o Cavaleiro, mas segundo Maurício, Osamu deu a grande "mancada" de morrer. Suas Obras são lembradas com carinho por grandes fãs. Eu sou um deles.

Astro Boy

 
Kimba: O Leão Branco

A princesa e o Cavaleiro

Black Jack

Buddha

Selos com o retrato de Tezuka com seus principais personagens


                                      Rodrigo Moraes

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 . | TNB