Ações promocionais e Flash Mob realizados na turnê 360º da banda U2

quinta-feira, 14 de abril de 2011 2 comentários
Em 09 de abril de 2011 iniciou-se a turnê 360º da banda irlandesa U2. Foram três noites de show em São Paulo no estádio do Morumbi e em cada noite compareceu um público de 90 mil pessoas reunidas em um só coro: It’s beautiful day.
A turnê 360º tornou-se a maior turnê de rock de todos os tempos – de acordo com a estimativa da revista americana Billboard – o U2 faturou cerca de 880 milhões de reais, superando a turnê A bigger bang dos Rolling Stones, que rodou o mundo entre 2005 e 2007.
A 360º, foi sem dúvidas, um momento marcante na vida de muitos fãs e admiradores da banda que estavam presente no evento e para algumas empresas, a turnê foi uma excelente oportunidade para que pudessem divulgar a sua marca e os seus produtos.
A rede de telefonia Oi, ofereceu aos seus clientes a oportunidade de irem ao show mesmo após os ingressos estarem esgotados, para garantirem o ingresso, os clientes pós-pago poderiam acessar o site da operadora, consultar seu saldo de pontos e resgatá-los em ingressos. Além disso, a Oi cedeu vagas de estacionamento gratuitas, para garantirem a vaga os clientes deveriam apresentar seu Oi ou uma conta para receber o adesivo da vaga liberada.
Outras empresas como a Nutty Bavarian e a Panco também se promoveram distribuindo amostras grátis de seus novos produtos durante a fila de entrada.
Outro tipo de ação também foi realizado por parte dos espectadores, estes, realizaram um Flash Mob* durante a música Where the Streets Have no Name, o ponto mais alto do show. O movimento de título: “Vamos pintar o Morumbi de verde e amarelo” consistia-se em levantar balões verdes (arquibancadas e cadeiras) e balões amarelos (pista e red zone). Veja a seguir o vídeo do flash mob realizado no primeiro show (09/04/2011):



Tal ação também é tradição na Polônia, onde a música New year’s day é acompanhada por um mar de balões alvi-rubro. Veja abaixo o vídeo:

 
Diante de tudo isso, realizamos uma pequena enquete para saber se as pessoas presentes notaram as ações promocionais e o flash mob e o que acharam dessas iniciativas.

Confira abaixo a opinião de dois espectadores:

"Só notei a ação promocional da Panco, mas acho que eles não chamaram muito a atenção do público, talvez se as promotoras estivessem fantasiadas de bolacha, a visibilidade seria muito maior. Sobre o flash mob, achei muito legal esta iniciativa, seria lindo ver o estádio lotado com as cores de nossa Pátria, infelizmente não foi muito divulgado, a proposta deveria ser mais organizada."
(Cristiano Oliveira, químico, presente no show do dia 09/04/2011)

"As ações promocionais deste tipo são bacanas porque é uma forma de incentivo para os clientes irem aos shows, já que é muito difícil conseguirem lugar para estacionar. É também uma maneira de fidelizar os clientes à marca, já que eles proporcionam algumas vantagens. Sobre o flash mob, não fiquei sabendo antes, mas se o movimento fosse mais divulgado teria sido muito legal."
(Jaqueline Lourenço, estudante de Administração, presente no show do dia 13/04/2011)


*Flash mob são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizarem determinadas ações inusitadas previamente combinadas. A organização do movimento se aplica a reuniões feitas através de e-mails ou meios de comunicação social


Por Mariane Caron

2 comentários:

  • marcia.caron disse...

    Eu achei o máximo a Oi reservar a vaga do estacionamento para os clientes que foram ao show do U2. E a plaquinha toda colorida na frente do estacionamento dizendo: " A Oi reservou essa vaga para você ". Outra ação promocional que eu achei o máximo foi da Heineken na porta do Estádio no show do Ozzy de alguns anos atrás. Eles montaram um despejam a cerveja das latas em copos e serviam para o público. A fila era imensa para pegar cerveja e comparando as ações: no passado a Heineken estava fora do estádio fazendo ação publicitária e no show do U2 era a única cerveja vendida dentro do estádio e ainda por R$ 6,00.

  • Anônimo disse...

    Na música Where The Streets Have No Name, foram erguidos balões amarelos na pista e verdes na arquibancada. Eu estava lá e vi o movimento todo.
    Realmente foi muito bacana... Se tivesse sido divulgado com mais empenho, (sem desmerecer o trabalho dos organizadores) se tivesse colocado fé no movimento, iria ficar fantástico. O exemplo, é na Polônia. Mas o show estava ótimo!!!

    Os flashmods e a ação de empresas beneficiando fãs deixaram o show ainda mais belo.
    Parabéns

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