Adorno para os pés: Os Sapatos

segunda-feira, 26 de setembro de 2011 0 comentários
Muito antes de servir como adorno, acessório ou um simples objeto de amor e desejo das mulheres, (homens também né?), todos sabem que o sapato tem a finalidade de proteger os pés. Existem indícios e referências de que a história do sapato está ligada aos egípcios pela arte de curtir o couro, em contrapartida, há evidências de que os sapatos foram inventados muito antes, no final do período Paleolítico, o período da Pedra Antiga, ou Idade da Pedra Lascada, cerca de 10.000 a.C. Muito tempo não? 
 Sandália Egípcia, ao lado um sapateiro ilustrado.

Independente da época, nota-se que o sapato já representava status social, nota-se ainda  a preocupação nos detalhes cuidadosamente desenhados e bordados, o sapato já não era um simples objeto de proteção para os pés.
Os curiosos sapatos inglêses no século XIV, eram tão pontudos que chegaram a ser classificados como perigosos, chegando a ostentar 50 cm de comprimento. 

Lindos não!?

Botas romanas
De certa forma os sapatos chineses são os mais estranhos, aqueles em que as jovens moças eram obrigadas a usar desde cedo, não podia passar de 15 cm. Os pés eram praticamente amassados e enfaixados no formato de um cilindro para não crescer.

 

As cores são lindas, os desenhos são lindos, vendo assim tudo é "bonitinho", mas não tem como ignorar a sensação de dor que essas moças sofreram no começo de suas vidas. 
 

Hoje em dia, a gama de variedades de sapatos é enorme, dos mais criativos aos mais estranhos, tornando-se um acessório essêncial e indispensável para homens, mulheres e crianças.






Qual será a próxima moda?
Rodrigo Moraes

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 . | TNB