Muitas
pessoas não sabem o que um comunicólogo aprende na sala de aula. Uma coisa é
certa: Nem tudo é “fazer arte”. Aprendemos sobre a sociedade e seu
desenvolvimento, como compreender o 'ser' no antes para entender seu
comportamento no agora, planejar e executar uma campanha, dentre outras
coisas...
Para este
post colocarei um resumo de como fazer uma campanha.
Para que serve uma campanha publicitária?
Uma campanha
serve para divulgação de um determinado produto/serviço com o objetivo de alavancar
as vendas. Isso significa: estratégia de vendas gerando lucro para a empresa.
Desenvolvendo uma campanha
- CONHEÇA O
CLIENTE
·
História da empresa e do produto
·
Pesquisa mercadológica
- CONHEÇA O
PRODUTO
·
Histórico de comunicação
·
Análise SWAT
·
Ciclo de Vida do Produto
·
Matriz BCG
·
Política de preços
·
Distribuição
- CONHEÇA O
MERCADO
·
Consumidores (Fem/Mas, idade, classe
socioeconômica, hábitos...)
·
Porcentagem de Share
·
Concorrentes (direto e indireto)
·
Crescimento anual e mensal / sazonalidade (a nível
Brasil e a nível da tiragem)
- FAÇA O
PLANEJAMENTO
·
Defina o objetivo da Campanha
·
Defina a linha criativa e comece a negociação
·
Defina prazos: criação, mídia e produção
-
ACOMPANHAMENTO
·
Verificar o impacto da campanha, o objetivo foi
atendido?
Algumas Curiosidades
Há vários tipos de
Campanhas: Institucional (empresa/marca ou produto); Promocional (produto/promoção); Vendas (marca/preço); Varejo (instituição/loja); Cooperativas (varejista e fabricante).
Cada uma tem um objetivo específico e abordagem diferente. Tudo para atender a necessidade da empresa/instituição com eficácia.
Cada uma tem um objetivo específico e abordagem diferente. Tudo para atender a necessidade da empresa/instituição com eficácia.
Por: Keite Soares
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