Ética na Publicidade e Propaganda

quarta-feira, 20 de abril de 2011 2 comentários
Muito se tem discutido a respeito da Ética na Publicidade e na Propaganda, mas afinal, o que é Ética?
Segundo o dicionário Caudas Aulete, a ética trata das questões e dos preceitos que se relacionam aos valores morais e à conduta humana. Ética é um conjunto de princípios, normas e regras que devem ser seguidos para que se estabeleça um comportamento moral exemplar.
Quem não respeita estes valores ou simplesmente os ignoram, corre o risco de ser rejeitado pelo mercado de trabalho, pois hoje em dia, a ética profissional é altamente levada em consideração por grandes e até pelas pequenas empresas. São essas empresas que temem serem mal vistas ou que temem enfrentar problemas judiciais por não cumprimento das normas que regulamentam a publicidade e a propaganda.
Estas normas contam com órgãos reconhecidos em legislação e que por meios legais podem tomar medidas para preservar este mercado e proteger seus clientes punindo aqueles que usam de práticas e condutas ilegais para se destacarem sobre as outras pessoas. Essa punição é praticada a todos que forem coniventes com a antiética e a imoralidade.
Caso você não conheça o Código de ética dos profissionais de propaganda, clique aqui e veja-o na íntegra.

Por Mariane Caron

2 comentários:

  • Juliana Meneghetti disse...

    Ética na propaganda. É um assunto que gera uma boa mesa de debate. Lembro muito bem da campanha da Schincariol quando lançou a "nova Schin". O primeiro vídeo da campanha, tinha como garoto propaganda, Zeca Pagodinho. Bebedor de cerveja assumido, músico e sinônimo para muitos, de bohemia (perdão ao trocadilho)! Entretanto, o Zeca era garoto propaganda da BRAHMA. Marca conceituada no mercado há anos. Após o vídeo, a brahma + agência de publicidade que administrava a conta, contratou novamente o Zeca e fez um vídeo falando que o Zeca podia namorar com outras, mas no final semrpe ficava com a número 1, que é a Brahma. Isso gerou um quebra pau absurdo entre as agências do Nizan e Eduardo Fischer, que foi responsável pela campanha da Schin.
    O que quero dizer com toda essa história é: A mudança, a Briga e principalmente, a postura do Zeca Pagodinho foi ética?!
    Vale pensar...
    O que fazer, como publicitário, numa situação dessas? Manda quem paga mais??? Como profissional de comunicação, como agiríamos?
    Outra coisa que não deve ser deixada de lado, é o CONAR. Orgão que regulamenta o uso da propaganda. Acho que vale um post falando somente dele. Beijo a todos e bora lá!!!

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 . | TNB