A Tecnologia x A inteligência

quinta-feira, 19 de maio de 2011 0 comentários
Alguém aqui já se perguntou como o homem mais procurado do mundo trocava e-mails sem ser descoberto pelas autoridades norte-americanas?  Segundo uma reportagem publicada na quinta-feira passada (12) pela Associated Press, o esquema utilizado por Osama Bin Laden era muito simples, simples até demais, e até lento, porém bastante eficaz.
Bin Laden não tinha acesso a linhas telefônicas e nem a internet. Escrevia todos os e-mails em seu computador sem estar conectado à internet em seu abrigo no Paquistão, os colocava em um pen drive e então pedia para uma pessoa de confiança ir a um cyber-café enviar o e-mail utilizando a internet local. As respostas eram tratadas da mesma forma: eram trazidas através de um pen drive e lidas no computador de Bin Laden que não estava conectado à rede. Dessa forma, o terrorista conseguia escrever muitos e-mails e nunca era rastreado, pois até o cyber-café utilizado era bem longe de sua casa.
O esquema teria impedido os Estados Unidos de rastrear o líder da al-Qaeda no cyber-café, mas também deixou um grande histórico de evidências que agora poderão ser usados pelos militares norte-americanos. Por volta de 100 pen drives foram recolhidos no refúgio onde Bin Laden foi morto.

Com muita discrição e cautela, Bin Laden se preocupava em não deixar pistas, e em meio a tanta tecnologia e informação, usava de métodos off-line para transmitir suas mensagens.
Para entender melhor a política americana e o funcionamento do sistema em si, deixarei uma dica de documentário. Assistam ao documentário: “Fahrenheit 11 de Setembro”. Dêem uma olhada, vale a pena!
Por Diego Silva

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 . | TNB